Nakata 058
Osasco, 06 de Setembro de 2007

Olá,

Você está recebendo o Boletim de Orientação Técnica NAKATA para Linha Pesada.

Nesta nova série de informativos a NAKATA vai compartilhar com você, amigo reparador, dicas sobre como fazer a manutenção preventiva em componentes de direção e suspensão aplicados em caminhões e ônibus.

Nossa primeira dica é sobre as barras de direção e de ligação NAKATA.

Boa leitura!

Segurança em primeiro lugar
Os componentes de suspensão e direção são itens de segurança que devem ser inspecionados regularmente e substituídos sempre que apresentarem qualquer sinal de desgaste. Basta uma pequena folga acima do limite de tolerância especificado pelo fabricante para que o controle direcional do veículo fique comprometido.

Nunca recupere componentes de direção
Justamente por se tratar de itens de segurança não se deve tentar recondicionar ou recuperar componentes de suspensão e direção. O aplicador deve estar ciente que pode responder judicialmente se ficar comprovado que o veículo do seu cliente se envolveu em acidente devido à aplicação de componentes recuperados ou recondicionados.

Funcionamento
A função das barras de direção e de ligação é transmitir o movimento do volante às rodas. A união desses componentes é feita através de terminais de direção. O terminal de direção é composto por um pino esférico que se movimenta dentro de um alojamento. Na extremidade do pino há uma rosca que permite sua fixação. Nos veículos mais antigos essa rosca tem um furo passante para a colocação de uma trava tipo "cupilha" na porca castelo. Já nos veículos mais novos o terminal é fixado através de uma porca autotravante.

 

      

Uma outra característica da barra de direção é que em um dos seus lados o terminal é fixo para facilitar o posicionamento correto da barra em relação à caixa de direção, conforme ilustrado na figura ao lado. Isso evita que a barra seja instalada fora de posição, o que faria com que sua curvatura batesse na roda durante o esterçamento da direção.

         

A fabricação da barra de direção
Na fábrica da NAKATA em Diadema/SP, as barras de direção são feitas a partir de um tubo de aço especial que não pode ter emendas ou costuras. Durante o processo de fabricação o tubo é moldado no formato final da barra em uma máquina especial. Com esse processo ficam preservadas as propriedades do aço utilizado na fabricação das barras. Tudo isso feito em uma única operação confere às barras de direção a robustez necessária para um funcionamento seguro.

Parecidas, porém, diferentes
A primeira vista as barras de direção parecem todas iguais, mas não são. Devido ao grande esforço de trabalho a espessura de sua parede é dimensionada conforme o tipo de veículo e sua utilização.

Preste atenção na aplicação
A NAKATA fabrica diversos tipos de barras e terminais, muitos dos quais com aparência semelhante entre si. Para não correr riscos desnecessários como desgaste prematuro, quebras e até acidentes, você deve sempre consultar o catálogo de aplicação NAKATA. Nele você encontrará a referência certa para reparar o veículo do seu cliente. Se ainda assim surgir alguma dúvida basta ligar para nosso SAC no 0800 707 8022.

E não se esqueça! fique atento à posição de montagem para não colocar a barra no sentido errado. Continuaremos com mais dicas no próximo boletim,

Até lá!

Caso você tenha algum comentário ou outra dica que gostaria de compartilhar conosco, entre em contato com o nosso S.A.C. (0800 707 8022) ou acesse www.nakata.com.br

Serviços Pós Vendas
Affinia Automotiva